sábado, 15 de julho de 2017

NOSSA PLATAFORMA DE DENUNCIAS


Há dez anos a Associação de Moradores da Cidade Velha, CIVVIVA, luta pela salvaguarda, preservação, defesa, proteção, recuperação, conservação daquela parte da nossa memória histórica que se encontra no bairro da Cidade Velha... com poucos êxitos, devemos reconhecer.

Esse nosso trabalho constante, não recebe a devida atenção dos orgãos que foram criados para fazer o que aqueles verbos acima citados pretendem, pois continuamos a ver, principalmente nossos prédios antigos, abandonados. As praças ganham novos e destruidores modos de usar e as calçadas perdem sua função principal - uso pelos pedestres - transformando-se em protuberâncias de bares e restaurantes. A poluição sonora e visual invade não somente a Cidade Velha sem que algo de concreto seja feito.

Enquanto o tempo passa destruindo nosso patrimônio, os Conselhos do Patrimônio o que fazem? O do Funpatri nem o regimento interno tem para poder funcionar e assim utilizar o dinheiro do Monumenta em obras na área tombada.

Conscientizar as pessoas é, cada dia que passa, uma necessidade que começa dentro de orgãos públicos... inertes. O que fazer para ajudar a mudar essa realidade? Assim sendo aceitamos uma parceria  e decidimos caminhar de par em par com a tecnologia.  

Para facilitar o trabalho de orgãos que lamentam a falta de 'pessoal', vamos criar uma plataforma de denuncias pois...  "Cansados de ouvir os choros dos amantes do patrimônio toda vez que algum casarão cai por terra misteriosamente queimado ou pelo simples abandono, criamos junto com a  Civviva , .... uma plataforma de denuncias e de cadastro do patrimônio da Cidade Velha.

Com esta plataforma teremos um mapa colaborativo da situação do patrimônio material e imaterial da Cidade Velha, de uso público, para cobrar dos responsáveis a sua obrigatória proteção. 

Esperamos que esses mesmos que vertem suas lágrimas, agora, ao menos encontrem seu consolo no clique do seu mouse ou do seu celular para proteger a Cidade Velha.

Esta plataforma esta em versão ALFA, ou seja, carecendo ainda de várias melhorias, sugestões e contribuições, e da devida rede de pessoas e organizações. CONTRIBUA

Certo que agora, nós também, cidadãos, vamos ter que nos policiar... e ser coerentes. Esse patrimônio é nosso.

                           MãOS A OBRA

PS: voce pode se inscrever como colaborador, aqui:
http://lablivre.org/cidadeviva/index.php/colaboradores

Um comentário:

José Carlos Lima da Costa disse...

Parabéns, Dulce. Cidadania é tudo que precisamos nesta cidade.