sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A COSANPA e as pedras de liós


Esta semana as ruas da Cidade Velha foram visitadas pela Cosanpa. O motivo era fechar a água de quem não pagava ha muito tempo. Disseram os operários que tinha gente que não pagava ha "centenas' de meses: 720, para sermos exatos.... e se lembraram agora de tomar providências.

Poderiamos dizer 'antes tarde do que nunca' se não tivessem provocado um dano irreparável ao nosso patrimônio. Sairam quebrando as pedras de liós.

Recebemos a seguinte reclamação de uma moradora que viu pedras inteiras serem marteladas e quebradas, esfareladas, praticamente. Ela chegou até a reclamar para o operário,  sem algum êxito.        

" Como falei a você, esta semana,  dia 14\08 na rua doutor Malcher entre Joaquim Távora e Pedro Albuquerque foi realizado pelos funcionários da  COSANPA  corte de água aos  clientes em débito.                                    
 Paralelamente fizeram também,  um serviço de destruição ao patrimônio de nossa cidade, destruindo as pedras tão raras de nosso bairro. As deixaram todas quebradas sem se preocuparem nem ao menos com o que poderia acontecer com o pedestre, digo, até poderia causar acidentes aos mesmos, do jeito que as deixaram.

Gostaríamos que os órgãos  públicos tenham  compromisso de conservar o patrimônio, pois esperamos os  bons exemplos por parte de todos. "


            Achamos dificil que o que deviam "fechar" se encontrasse embaixo de pedras de liós colocadas ha uma centena de anos...  No canto da D. Bosco, fizeram mais de um buraco a procura de algo, mas a calçada, ao menos, era de cimento.  O que aconteceu na Dr. Malcher é possível, em vez, que tenha se repetido em outras ruas.

Infelizmente o dano ja foi feito, mas algo precisa ser esclarecido a esses orgãos que ignoram nosso patrimônio.
Cremos que campanhas educativas na TV tenham que ser feitas, também, voltadas aos funcionários públicos, ou cursos atualizando-os sobre as atenções a terem  em  área tombada, incluindo nesse rol quem permite a poluição sonora e a poluição do ar (veiculos).

É justo que proprietários de casas azulejadas sejam punidos quando permitem que sejam tirados os azulejos da própria casa, mas os que trabalham para orgãos públicos e destroem nosso patrimônio também devem ser punidos em algum modo. Não tanto o operário, que recebe ordens, mas quem não soube dar essas ordens.

Gostaríiamos tanto de saber,  quais providencias serão tomadas com a Cosanpa. Quem vai pagar por isso?
Ja avisamos a Fumbel e o IPHAN a respeito.

- - - - - - - - - -
Recebemos de  André Nunes
(Tentei postar na caixa de resposta mas o google não aceitou)


Minha querida Pasionária,

Depois de longa ausência, voltaste à Belém. Demoraste, mas voltaste. E parece que desta vez para juntar os cacos que ainda restam de um fino vaso de porcelana que foi quebrado por incúria, ignorância, má fé e ganância.

 Sabes que não é tarefa fácil, pois esses mesmos vândalos que ajudaram a quebrar o vaso estão no Poder. Mas os tempos são "quase" outros. Fora alguns déspotas empedernidos remanescentes, a população (ainda não o povo), os está a encostar na parede e, assim, terás/teremos algumas vitórias, quando menos, defenderemos a trincheira que armaste. 

E podes crer, não estás sozinha.
No pasarón!  


Obrigada, André.   O pior é que 'pasaran' sim, por mérito da amigocracia.         



Nenhum comentário: