domingo, 14 de abril de 2013

Aguardando resposta...


                                                                                                                  Belém, 14 de março de 2013
Exmo. Sr,
Cel. Daniel Borges Mendes
M. D. Comandante Geral da PM Pa

Exmo. Sr.
Dr. Helenilson Pontes
M.D. Governador em Exercício

Exmo. Sr.
Dr Zenaldo Coutinho
M.D. Prefeito de Belém


                                          Com a presente vimos tornar público a situação da Cidade Velha, relativamente a segurança.
                                  
                               Devemos recordar que em julho de  2008 iniciamos a conversar com a Policia Militar sobre “Policia Cidadã, Responsabilidade Compartilhada”. O major Camarão foi o  nosso contato.       Fizemos essa  parceria com a PM e pudemos, em novembro, escrever no nosso blog, que “...as nossas bicicletas azuis, “da cor da nossa esperança”, estavam nas ruas, montadas por policiais. Logo no primeiro dia um assalto na Dr. Assis demonstrou que a ideia da Policia comunitária, ia dar certo”. E deu.

                                        No inicio de dezembro daquele mesmo ano reunimos com os Comandantes Saraiva e Benigno para fazer um balanço do primeiro mês de policiamento de algumas ruas da Cidade Velha pela PM montada nas bicicletas que havíamos doado. Fomos informados da diminuição de 35% dos assaltos nesse período. No fim do mês de dezembro essa percentagem tinha dobrado. So podíamos estar satisfeitos.
                                      O Comandante Hilton Benigno, que tinha dado inicio a essa experiência,  seguia de perto e com entusiasmo, junto conosco, os resultados. Depois chegou a vez do Comandante Monteiro, o qual, sempre disponível, reunia conosco, quase que mensalmente para trocar opiniões e assim melhorar o serviço prestado. (http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com.br/2010/11/as-bicicletas-azuis-da-civviva.html
           
                                     Os anos foram passando, os Comandantes mudando e a atuação das bicicletas foi...diminuindo. Hoje a insegurança é total e o aumento de toda forma de delinquência chegou a um ponto absurdo. Aquela área que deveria custodiar lembranças da estrutura da antiga igreja dos Homenns Brancos, é usada como “motel”, banheiro público e lixeira, inclusive pelas pessoas que recebem comida de uma seita estabelecida numa casa da Praça. Ditos moradores de rua se estabeleceram naquele angulo da praça do Carmo e ninguém se preocupou em tira-los dalí.

                                       Tinhamos nos acostumados ao que é bom, mas agora em vez, temos que suportar, além dos ladrúnculos em todas as ruas do bairro - a pé, em bicicleta ou em moto-, o aumento do pessoal que “fuma” o que compra na Praça do Carmo. Aliás, esta Praça, além de ter se transformado, há anos, em campo de futebol, agora também é sede de experimentação de “saltos de skate” e jogo de criket...!!! Da parte oposta aquela do ‘motel’ acima citado.
                                  
                                       A falta absoluta de fiscalização se faz sentir e, quem abusa (em todos os setores e sentidos), além de se acostumar, vai acabar pensando que é um direito adquirido, o que tornará mais difícil a resolução dos problemas que temos que enfrentar.

                                       Não podemos deixar de perguntar: o que aconteceu? Se a experiência estava dando certo, porque a deixaram de lado?  Será que agora vamos ver a Guarda Municipal tomando conta das praças (como seria justo)? Será que vão fazer dupla com a PM no cuidado da nossa cidade? Não seria mal se essa Responsabilidade fosse Compartilhada: PM, GM e cidadãos.

                                   Recebemos uma proposta da Espanha, relativamente a um Programa Comunitário de Segurança Cidadã. Eles conheciam já a nossa experiência. Como responder que parou?

                                     Ficamos no aguardo de notícias ou de ações que tragam segurança e tranquilidade ao bairro mais antigo de Belém.

                                      Agradecemos a atenção e desejamos bom trabalho.

                                      Distintamente




                                      Dulce Rosa de Bacelar Rocque
                                               Presidente Civviva

.

                                     


Nenhum comentário: