quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cadê a Guarda Municipal, aqui?


Acordamos hoje com as reclamações dos proprietários de cães pois  estão proibidos de circular em praças públicas de Belém

A Lei municipal gera opiniões controversas entre frequentadores de praças, pois os cachorros não podem passear nas praças públicas entre 6 e 9h, 16 e 20h.


A Guarda Municipal está na Praça de Batista Campos,dando informações aos donos dos cães,  mas não apareceu nas Praças da Cidade Velha, onde abundam cães sem dono.

Na Praça do Carmo são poucos os cães que vem passear, mas, de manhã cedo, temos uns dois ou tres que comparecem para fazer suas necessidades, devidamente acompanhados por seus proprietários. Aqueles sem donos, em vez, passeiam o dia inteiro.

Será que a lei so vale para a Praça de Batista Campos? Não vimos nenhuma sinalização como as que tem por lá...





TV DA ALEPA - novidades


TV ALEPA é a TV legislativa da Assembléia Legislativa do Pará.

A TV ALEPA é usada para transmitir as sessões da ALEPA. O canal está disponível via internet e para os clientes da ORM Cabo.

 No dia 10 de julho de 2012 a TV ALEPA firmou convênio com a TV Senado para retransmissão do sinal digital da TV ALEPA e TV Senado além da TV Câmara em Belém e Região Metropolitana, integrando assim a Rede Senado de Rádio e Televisão Digital, com transmissão em televisão aberta digital de pelo menos três canais em Belém – TV SenadoTV Câmara e TV ALEPA.

O acordo prevê, ainda, a cessão de duas horas por dia da programação da Rádio Senado FM para a Alepa transmitir notícias institucionais. A programação da Rádio Senado FM poderá ser sintonizada nas freqüências 101,5 MHz em Belém.

Os canais públicos ficarão no canal 45 UHF, se dividindo assim em 45.1, 45.2 e 45.3, recurso exclusivo da TV digital. A TV ALEPA ficará no canal 45.2.




terça-feira, 21 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO DAS UNIDADES MUSEOLÓGICAS


PROGRAMAÇÃO DO SIM / SECULT

PRAÇA FREI CAETANO BRANDÃO S/N – CIDADE VELHA
Telefones: (91) 40098806 / (91) 4009-8804
 Os museus do SIM/SECULT estarão abertos à visitação de 25 a 30/09/2012 para visitas agendadas e público flutuante, no horário de 10h às 18h, com entrada franca na terça-feira (25/09). Além disso, conta com programação alusiva à 6ª Primavera dos Museus em algumas das unidades museológicas:  

·         MUSEU DO ESTADO DO PARÁ:

Palestra com o tema "Entre o Mito e a Fronteira - A construção de uma identidade cultural coletiva na Amazônia", ministrada pelo Dr.Fábio Castro, que fará, na ocasião, o relançamento de dois livros.
Data: 28/09/2012               
Hora: 19:00
Local: Auditório do MEP
Mostra de jardinagem Primavera nos jardins: com feira e apresentação musical.
Data: 29/09/2012                         
Hora: 10:00 às 16:00
Local: Jardins do MEP
·         MUSEU DE GEMAS
Workshop de criação da coleção “Joias de Nazaré 2012”. O resultado será exposto no mês de outubro, integrando a programação em homenagem a N. Sra. de Nazaré e aos 10 anos do Museu de Gemas.
Data: 18/09/2012 à 22/09/2012
Hora: 10:00h
Local: Complexo São José Liberto
·         MUSEU DO CÍRIO
Exibição de documentários sobre o Círio de Nazaré, seguida de debates sobre as ações museais de preservação, salvaguarda e pesquisa sobre a memória social do Círio.
Data:28/09/2012
Hora: 10:00h às 12:00h
Local:Auditório do Museu de Arte Sacra
·         MUSEU DO FORTE DO PRESÉPIO
Seminário virtual com duas escolas: uma escola municipal e outra escola estadual.
Data: 27/09/2012
Hora: 10:00h às 12:00h
Local: Museu do Forte do Presépio
·         MUSEU DE ARTE SACRA
Mostra expositiva sobre os 14 anos do Museu de Arte Sacra. Sua trajetória e função social no cenário do Pará.
Data: 25/09/2012 à 30/09/2012
Hora:19:00h (Abertura da Exposição)
Local: Galeria Fidanza/ MAS
·       Memorial Amazônico da Navegação
Instalação Visual “Rio Vertical” com réplicas de embarcações regionais construídas por artesãos de Abaetetuba-Pa.
Data: 25/09/2012 á 30/09/2012
Hora: 10:00h (a partir do horário de visitação ao público)
Local: Espaço expositivo do Memorial da Navegação (Mangal das Garças)
·         COORDENAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA
Mesa-redonda "Entre fatos e artefatos: coleções museológicas e possibilidade de pesquisa". Apresentação das coleções do SIM/SECULT. Tipologias de acervo e pesquisas nos museus
Data: 26/09/2012
Hora: 19:00h
Local: Auditório do Museu do Estado do Pará.

A FUNÇÃO SOCIAL DOS MUSEUS

RECEBEMOS E, COM PRAZER COMUNICAMOS.

PRIMAVERA DE MUSEUS 2012  –  “ A Função Social dos Museus” 
24 a 30 de setembro  –  Museu do Círio

Proponente: equipe técnica/educadores do Museu do Círio
Otavio Vinhote
Marcelo Laredo

APRESENTAÇÃO
            Desde o ano 2007, no mês de setembro os museus brasileiros se unem em uma atividade integrativa entre as instituições e realizam um conjunto de ações chamando a atenção em torno de um tema de interesse geral da sociedade. É a Primavera de Museus.
            A sexta versão da Primavera de Museus que será realizada este ano põe em evidência o papel mais importante que uma instituição museal deve ter como razão de sua existência: sua função social.
            Nesse intuito, o Museu do Círio propõe oferecer ao público uma programação especial durante a semana comemorativa da primavera, com ações que buscam aproximar cada vez mais o museu da comunidade e ressaltar sua função como instituição a serviço da sociedade.
            Serão realizadas oficinas educativas e exibições de vídeos referentes ao Círio de Nazaré, estimulando os participantes a se apropriarem do seu patrimônio cultural por meio do contato direto com o universo simbólico dessa manifestação cultural e religiosa. Desde os objetos de cunho religioso até os elementos lúdicos como, por exemplo, os brinquedos fabricados em miriti.

OBJETIVOS
            Ressaltar a importância do museu como instituição de educação e formação de cidadania;
            Oferecer ao público oportunidade de acesso ao patrimônio cultural sob a guarda do Museu do Círio;
            Estimular a formação do hábito de visitar os museus de Belém, principalmente nos moradores da Cidade Velha e do entorno;
            Aproximar o museu da comunidade;

ATIVIDADES PREVISTAS
·         Oficinas de sensibilização e exercício criativo a partir de temas sobre o Círio;
·         Exibições de vídeos referentes ao Círio de Nazaré e as manifestações culturais que compõem as festividades;
·         Visitas orientadas a exposição de longa duração de acervo do Museu do Círio.
           
PUBLICO ALVO
            Pessoas idosas do Bairro da Cidade Velha;
            Crianças e adolescentes da comunidade do Beco do Carmo;
            Estudantes das escolas situadas no Centro Histórico;

PERÍODO DAS ATIVIDADES
            Dias 26, 27 e 28 de setembro, nas salas de exposição e no espoco de ações educativas do Museu do Círio, no horário de 9hs as 11hs.

RECURSOS NECESSÁRIOS
            Material para oficinas
            DVD de filmes e vídeos com temas do Círio
            Projetos multimídia
            Cadeiras para a sala de exibições
            Lanches (sucos, biscoitos, água, copos descartáveis,)
RECURSOS HUMANOS
            01 educador/instrutor de oficina
            01 educador/mediador da exposição e dos vídeos.


PS: Cabe esclarecer porque PRIMAVERAs e estaremos no outono, aqui em Belém, quando o evento tiver inicio. É organizado fora daqui e trata os MUSEUS BRASILEIROS e nós temos que aceitar ...

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CURSOS DESCONHECIDOS, OU QUASE



A VIDA DO ESTUDANTE RIBEIRINHO NÃO É DAS MAIS COMODAS.

Acabamos de descobrir que a Escola Estadual Rui Barbosa, situada atrás da Igreja de S.João na Cidade Velha, tem um “anexo” na ilha das Onças, no Furo do Nazareno, na parte que depende do município de Barcarena. Tal ‘anexo’ é hospedado na Escola Lourival Cunha e para ela se dirigem os alunos residentes em várias localidades ao longo dos nossos rios.

De um certo ponto de vista é bacana que tenha um barco que se enfia por furos e igarapés dessa nossa região, tão esquecida, para pegar  alunos, quase esquecidos...  As aulas começam as 13 horas, mas boa parte deles pega o barco as 10 da manhã e faz toda a rota necessária para apanhar os outros que estão mais longe ou fora de mão. Já chegam com fome e cansados na escola. Que diferença com os que vivem aqui na cidade, né?

Na ilha das Onças, a escola fundamental depende do município de Barcarena; o ensino de nivel médio, fornece o Estado através do ‘anexo’ do Rui Barbosa.  Os alunos não precisam mais vir para Belém, para a Escola Rui Barbosa, diminuindo assim a procura de vagas e dificultando a sobrevivência de uma escola situada num bairro onde a maioria dos moradores são...idosos.

Aqueles alunos das ilhas ao  acabarem os estudos do nível nédio, começam a trabalhar. Em que? Que formação eles tem? Se levavam três horas para chegar na escola, quanto levariam para chegar em algum lugar de trabalho...sem nem ter uma especialização qualquer? O açaí nosso de cada dia, resolve o problema, de vários pontos de vista.

Uma solução teria para estes moradores dos arredores de Curralinho, Ponta de Pedras, Muana, etc. Cursos de formação profissional adequados a própria realidade. De fato, para navegar, os interessados precisam de uma carteira de habilitação.

A Capitania dos Portos fornece cursos de capacitação para moço de convés e maquinistas. Vocês sabiam disso? Seriam os futuros aquaviários ou fluviários. O teste de seleção é tão concorrido que as vezes se realiza no Mangueirão ou na Escola de Educação Física. Quantos passam? Uns 300 no máximo e por dois motivos:
- as instalações não consentem mais do que isso e,
- nem sempre o nível dos alunos é suficiente.
Os cursos acima citados duram três meses e as aulas, 6 horas por dia. Os  de taifeiro, cozinheiro (com curso do SESC ou ja trabalhando a 2 anos) e  enfermeiro (ja formado) fluviários, duram um mês somente. Neste caso serão cozinheiros ou enfermeiros aptos para trabalhar nas embarcações dos nossos rios, mas precisam ja ter uma formação antecedente.

A proposta seria usar a, subutilizada, Escola Rui Barbosa (antes que algum outro órgão mais forte a ocupe) para oferecer mais vagas e melhores instalações a esses cursos, tão necessários a quem vive na beira do rio e não é de Belém.

A Cidade Velha comporta isso: faz parte da sua vocação, já que vive em função de quem é de fora de Belém... e umas parcerias com quem “navega” seriam bem oportunas. Depois, quem sabe, poderiam passar ao CIABA e se tornariam "mercante'..