quarta-feira, 11 de abril de 2012

Para: Cidadãos e cidadãs de Belém


CONVITE/CONVOCAÇÃO
Visita ao Portal da Amazônia e Macrodrenagem do Jurunas

Domingo, 15 de abril, 9H30.  
Local de encontro: início da via da Orla, na av. Bernardo Sayão quase esquina com a rua Veiga Cabral (no final do muro da Marinha).

Convidamos os cidadãos e cidadãs de Belém a nos acompanharem numa visita às obras do Portal da Amazônia (a nova Orla de Belém) e de Macrodrenagem, no Jurunas.
A razão dessa visita é que muitos de nós não conhecemos o que a Prefeitura está fazendo na área, apenas ouvimos e vemos a propaganda na televisão.

Esses projetos tiveram início por volta de 2006/2007. Em 2012, como eles estão? A informação sobre esses projetos é mínima ou indisponível. 
Recente publicação do Museu Goeldi, na Revista Debates, de março, aborda esse problema (http://www.museu-goeldi.br/sobre/NOTICIAS/destaque/2012/marco2012.html).

Hoje, como em 2005, a Prefeitura inicia outro grande projeto. O BRT (Bus Rapid Transit). E, a exemplo do Portal da Amazônia e do Macrodrenagem, não há informação de qualidade disponível sobre ele. Existem sim peças publicitárias, na TV e mesmo no Youtube.

Teremos, provavelmente, transporte para deslocamento das pessoas que vão sem transporte próprio. Pedimos que, quem puder, leve veículo, para facilitar os trabalhos.
Teremos segurança da Polícia Militar, o que fará a visita mais tranqüila.
A visita será acompanhada por líderes locais e moradores da área, que têm algo a dizer sobre as obras e seus efeitos. Talvez tenhamos também alguém dos construtores, para fornecimento de informações (isso ainda não está garantido).


Belém, 11 de abril de 2012.

José Francisco da F. Ramos - Coordenador do Fórum Belém (forumbelempa@gmail.com
 
Dulce Rosa Rocque - Presidente da CiVViva - Laboratório de Democracia Urbana

Nenhum comentário: