segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Museu italiano pede asilo à Alemanha

Domingo, 06/02/2011, 13:13:25

O diretor do Museu de Arte Contemporânea de Casoria (província de Nápoles, sul da Itália), desesperado por causa de ameaças da máfia e pela falta de compromisso do governo em proteger o patrimônio italiano, escreveu à chanceler alemã Angela Merkel para pedir-lhe asilo.

"Escrevi uma carta para a chanceler alemã Angela Merkel", declarou à AFP Antonio Manfredi, que dirige o museu próximo a Nápoles.

"Estou falando sério. Não se trata de uma espécie de performance artística. Se ela aceitar meu pedido de asilo, vou fazer as malas e me mudar para a Alemanha com meus funcionários e a coleção completa do museu, ou seja, cerca de mil peças", afirmou o diretor, que é também um escultor.

"A Alemanha é um dos poucos países que não cortou o orçamento da Cultur a. Também oferece muito dinheiro para pesquisa, ao contrário daqui", acrescentou. Para mostrar sua determinação, Manfredi até hasteou uma bandeira da Alemanha em frente ao museu.

Nascido em Casoria, ele voltou a sua cidade natal depois de ter feito carreira no exterior, em países como China e Estados Unidos, e criou seu museu em 2005.

"Queria criar algo nesta cidade morta", explicou. Mas assim que começou a organizar exposições sobre a Camorra (máfia napolitana) e os problemas de integração dos imigrantes, ele passou a receber ameaças de morte e seu museu foi vandalizado.

Depois da criação do museu, ele não recebeu mais nenhum centavo do Estado e após o incidente em Pompeia ele desistiu de vez. Seus fundos vêm de seu próprio bolso e de patrocinadores privados, e artistas em visita às vezes lhe doam obras.

"Se um governo deixa Pompeia ruir, então que esperança pode haver para o meu museu?" perguntou-se. "Há um enorme problema com a Cultura na Itália".

Nós, da Cidade Velha, poderiamos dizer "Se nossos governos deixam nosso Patrimonio arquitetônico ruir, que esperança pode haver para o proprietário pobre de um imóvel no Centro Histórico?" Nós também temos um enorme problema com a Cultura: o Museu do Marajó é um exemplo.

Nenhum comentário: