quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MOSTRA FOTOGRAFICA - CONVITE





A MOSTRA FOTOGRÁFICA
COM EIRA, BEIRA E...RAMO DE MANGUEIRA
SERÁ INAUGURADA AS 20 HORAS DO PRÓXIMO DIA 4/2

O Laboratório de Democracia Urbana da Associação Cidade Velha-Cidade Viva saiu pelas ruas do nosso Centro Histórico para registrar a situação do patrimônio arquitetônico de Belém. Não nos limitamos a fotografar os imóveis de particular interesse, mas também aqueles menores que nem sempre chamam a atenção. Saímos das ruas mais movimentadas e fomos, também, aquelas onde só passam os moradores.
O que vimos não é edificante. O estado de degrado de muitos imóveis que fazem parte de etapas fundamentais da nossa história nos levou a pensar na construção de um mapa das emergências, mas isso não era suficiente. Um livro seria mais incisivo e, “Com Eira, Beira e Ramo de Mangueira” seria seu titulo mais apropriado.
Otto Lara Rezende dizia que: de tanto ver, a gente banaliza o olhar – vê... não vendo. E é por isso que estamos aqui. As fotos de Celso Abreu tiradas do livro em execução chocam pela sua triste realidade. Elas são um pedido de socorro da cidadania ativa em prol da conservação, tutela e valorização do que sobrou da nossa história.
Em tal ocasião vamos olhar com atenção o que não vemos quando passamos distraídos pelo nosso Centro Histórico... e, quem sabe, procurar fazer muito mais em prol da nossa memória histórica.
MOSTRA FOTOGRÁFICA
COM EIRA, BEIRA E...RAMO DE MANGUEIRA
Local: D. Dica (Feliz Luzitania- ex Cairú).
Periodo: de 4 a 27 de fevereiro de 2011. Horário: das 16 horas até as 22 h.

Nenhum comentário: