quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

BALANÇO CIVVIVA 2010

AMIGOS,

MAIS UM ANO CHEGA AO FIM.
MAIS UM ANO DE LUTAS PARA QUE NOSSO BAIRRO NÃO PIORE.
Os trabalhos iniciados nos anos anteriores, continuaram a dar resultados, mesmo se não resolveram totalmente os problemas enfrentados.

- As “bicicletas azuis” que a CiVViva colocou a disposição da Policia Militar em 2008, para cuidar da nossa segurança, foram aposentadas e substituídas por outras novas. Duraram dois anos, ou seja, muito mais do que a garantia previa. Doamos a alguns dos policiais que as guiaram nesse período. As novas, já nas ruas, precisam de paralamas e nós já estamos providenciando isso.
Sem essas bicicletas a situação do nosso bairro seria muito pior.

- A partir de uma parceria do Museu de Arte de Belém (MABE) com a CiVViva, foi criado em 2008 o Projeto Pontearte, visando desenvolver e contribuir para o bom rendimento escolar das crianças do Beco do Carmo, principalmente. Para participarem do Pontearte, todos precisavam comprovar que passaram de ano; ao repetir a série, a criança não poderia continuar.
A atividade é feita através de oficinas que, entre outras coisas, ensinam às crianças o valor da cultura local e do patrimônio histórico que faz parte da realidade delas além de desenvolver habilidades e aptidões e ensina-las a trabalhar em grupo.
Este trabalho também continua com êxito.

- O Lixo continua sendo um grave problema que, nem sempre, depende da Prefeitura. A disposição inadequada de lixo na rua, mesmo embalados, além do lançamento de lixo aleatoriamente nas esquinas das ruas, calçadas e terrenos baldios, é devida à falta de educação e conscientização dos moradores. Quando chove, as águas torrenciais acabam levando-os até a boca de lobo, aos bueiros (cujas tampas já foram roubadas) piorando e possibilitando, desse jeito, o problema de alagamentos e a proliferação de doenças.
Neste caso, a resolução do problema depende muito dos moradores.

- A poluição sonora também é um grande problema. Em algumas ruas provoca até a trepidação de casas., além, é lógico, de impedir o sono dos moradores, quando acontece de noite. Mas acontece de dia também, e de pouco adianta a passagem de funcionários dos orgãos competentes: apenas se afastam, muitas vezes o barulho retorna.
Novamente é uma questão de educação.

- O acumulo de bares em determinadas ruas também trás uma série de problemas. Um deles é a falta de estacionamento. As calçadas de liós que o digam, mas não so elas. As nossas ruas estreitas, inclusive, não comportam carros estacionados em ambos os lados, mas os “flanelinhas” não se põem esse problema. A CTBel aparece de vez em quando, mas não obtém muito êxito.
Será que os motoristas não conhecem o valor da nossa história, do nosso patrimonio?

- Outro problema causado pela presença de locais noturnos são os “rachas” na hora que fecham as portas, ou seja, de madrugada. Quem mora na Dr. Assis se acorda de sobressalto, caso tenha conseguido dormir. Na Siqueira Mendes/Praça do Carmo, tem noites que é praticamente impossível dormir.
A maior parte dos freqüentadores desses locais, vem de outros bairros nos presentear com sua mal-educação.

- E o cheiro de maconha no ar????
- E a prostituição????
- E a iluminação das ruas?
- E a quantidade de vans, caminhões, etc., nas nossas estradinhas
- E o abandono do nosso patrimônio?
- E...
- E...

Continuamos a "correr atrás" de melhorias, mas precisamos de você, cidadão...


NÃO SEJA INDIFERENTE A ESSA REALIDADE.

MAIORES ÊXITOS SERÃO POSSIVEIS

SOMENTE COM A COLABORAÇÃO DE TODOS


A Diretoria da CiVViva agradece e deseja


BOAS FESTAS a todos

Nenhum comentário: